quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CUSP

 
Do USP Online


(Confira abaixo, na íntegra, comunicado emitido pela Reitoria da USP a respeito da morte de estudante da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.)

A Reitoria da Universidade de São Paulo lamenta, com grande pesar, o falecimento do estudante Felipe Ramos de Paiva, aluno do quinto ano do curso de Ciências Atuariais da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), ocorrido no dia de ontem, no interior da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira.
Em virtude do passamento do estudante, foi decretado luto oficial de três dias, a partir desta data, em respeito à perda de um ente querido da comunidade acadêmica. O Centro Acadêmico Visconde de Cairu encaminhou à Reitoria carta aberta aos alunos da FEA, demonstrando sua solidariedade ao sofrimento da família e amigos.
O Conselho Gestor do Campus da Capital, que congrega representantes das Unidades de Ensino e Pesquisa, Institutos Especializados e Museus, além de representantes discentes e de funcionários, definiu a elaboração de Plano Emergencial de Segurança para a Cidade Universitária, em reunião realizada no dia 3 de maio passado.
Amanhã, dia 20 de maio, o referido plano será reavaliado, em reunião extraordinária, que definirá as necessárias ações e medidas a serem implantadas de imediato.
Cabe informar, ainda, que medidas já vêm sendo tomadas, há algum tempo, para coibir casos de violência no campus, que, infelizmente, refletem a realidade do entorno em que ele está inserido na cidade de São Paulo.
Ressalte-se que todo o esforço possível tem sido feito pela Guarda Universitária, apesar de seu caráter estritamente patrimonial, para garantir a segurança dos usuários do campus.


São Paulo, 19 de maio de 2011.


Nota do autor do Bar do Bardo (Henrique Pimenta Santos):

Não sou a pessoa ideal para tecer críticas a movimentos estudantis, visto que nunca participei de um no passado e também porque hoje devo passar uma imagem repressora, por motivos bastante óbvios: sou militar.
Entanto, no mês de maio eu estava internado num hospital do Rio e lia jornais diversos, por isso acompanhei tintim por tintim o desenrolar da tragédia acontecida com o acadêmico uspiano Felipe Ramos de Paiva (foto), dentro da universidade.
Devido a essas leituras e a muitíssimas outras, escrevi o soneto CUSP.
Detalhes: sou pai de uma acadêmica numa universidade pública (onde ocorrem crimes diversos, ultimamente estupros); sou completamente cético a quase todas as expressões políticas, inclusive as estudantis; considero que existem lugares muito mais insuspeitos para se fumar um baseado do que num centro acadêmico, por exemplo.

Campo Grande, 09 de novembro de 2011.


CUSP

Ali, fraternidades são seus clubes,
aspirando carreiras de branquelos,
liberando seus úberes e púbis,
impune que é das leis, pelos seus elos.

Um ar meio político na USP,
discursos ensaiados com mui zelo,
de bárbaros barbudos, de seu cuspe:
"Não fiz e, pois, ninguém há de fazê-lo."

Com medo da presença da polícia,
prefere a insegurança, que delícia!,
prefere que se morra, não é lógico?!

Se os tempos são de crimes, seu babaca,
que afetam seus colegas, não empaca,
não é patrulhamento ideológico!

Rio, 21 de maio de 2011.

***
Share |